Patrícia de Sousa

PS.jpgNascida em Lisboa a 16 Agosto de 1972.

Em 1997/98, licenciou-se em Psicologia Educacional, com tema avançado na área da psicopatologia da criança e adolescente e obteve em 2012, o grau Mestre em psicologia e educacional pelo Instituto de Psicologia Aplicada (ISPA)

Formadora com certificação de aptidão profissional (CECOA) desde 1998, exerce atualmente formação na área da intervenção nas perturbações do desenvolvimento infantil.

Em 2002, integrou na equipa da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT21), sob coordenação Dr. Miguel Palha.
Fez formação, em 2004, no Programa estruturado “Autism Division TEACCH”, UNC- Chapel Hill, North Caroline, nos Estados Unidos da América. Em 2011, Programa Cognitivo comportamental.

Faz parte da equipa do Centro de Desenvolvimento Infantil- DIFERENÇAS, sob direção clínica Dr. Miguel Palha, tendo desenvolvido e participado na estruturação de diversos programas de intervenção e preleções na área das perturbações neurodesenvolvimentais. Coordenadora no projeto de intervenção de Competências Sociais nas diversas perturbações de desenvolvimento, nomeadamente nas perturbações do Espetro do Autismo e trissomia 21, adquirindo prática específica de intervenção direta com as famílias, instituições e meio social. Exerce coordenação de gabinete de psicologia em instituição educativa.

Tema da Intervenção  “O Espectro do Autismo na Saude Mental”

Trabalha em parceria com PAIS 21, na gestão e intervenção de processos para experiências comunitárias e respetiva profissionalização de pessoas com Trissomia 21.

Desde 2014, assume a Direção Técnica da APSA, através do projeto Casa Grande, implementando a matriz central de Atividades de Integração Comunitária (AIC), Intervenção/ Treino de Competências sociais e Programa de Empregabilidade para Pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo.

 

unnamed-1.png

Advertisements