Isabel Duque

Isabel DuqueEducadora de Infância no CASPAE, entidade gestora do Projeto Limites Invisíveis, desenvolvido pelo consórcio formado pela Universidade de Aveiro, Escola Superior de Educação de Coimbra e pelo CASPAE, onde realiza a sua prática educativa em ambiente outdoor desde a implementação do projeto-piloto, em fevereiro de 2016.

Licenciatura em Educação Bácica e Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação/IPC. Formação especializada em Educação em Ambiente Outdoor pela Escola Superior de Educação/IPC e University College Syddanmark, realizada em Esbjerg na Dinamarca, ao abrigo do Programa Erasmus Plus.

Foi homenageada pela ESEC, a 07 de abril de 2017, pelo reconhecido sucesso profissional e valorização da formação académica da ESEC, na 2a edição da Gala ESEC.

Livro

Martins, F., Duque, I., Pinho, L., Coelho, A. & Vale, V. (2017). Educação Pré-Escolar e Literacia Estatística: A criança como investigadora. Viseu: PsicoSoma.

Artigos

Duque, I. , Pinho, L. & Carvalho, P. (2013). Organização e tratamento de dados na Educação Pré-Escolar: Uma primeira aproximação”. Exedra, 7, 86-99.

Duque, I. Pinho, L., Carvalho, P, Coelho, A., Vale, V. & Martins, F. (2014). Formação de conjuntos em Educação Pré-Escolar: Uma primeira experiência, um ponto de partida, Exedra, 9, 198-207.

Duque, I. & Pinho, L. (2015). Ambientes educativos outdoor na Dinamarca: Galochas e impermeáveis para brincar e aprender na natureza. APEI: Cadernos de educação de infância, 106, 12-15.

Duque, I., Pinho, L., Coelho, A., Vale, V., Bigotte, E. & Figueiredo, A. (2015). Oferta Educativa Outdoor como Complemento da Educação Pré-Escolar: Os benefícios do contacto com a natureza. Revista de estúdios e investigación en psicologia y educación, Volume extraordinário (10), 111-117.

Clemente, F., Martins, F. & Duque, I. (2016). Outdoor play and interaction skills in early childhood education: approaching for measuring using social network analysis. Journal of physical education and sport, 6(4), 1266 – 1272.

Poster

Martins, F., Coelho, A., Vale, V., Duque, I. & Pinho, L., (2015). Statistical Literacy in Preschool Education. Atas da International Conference Turning Data Into Knowledge: New Opportunities to Statistics Education (143). Lisboa: Universidade de Lisboa.
Comunicações e artigos em Conferências
Duque, I., Pinho, L., Carvalho, P. & Martins, F. (2013). Reflexão acerca da organização e tratamento de dados na Educação Pré-Escolar. IWE2013_10th International Week of ESEC. Coimbra: ESEC.

Coelho, A., Vale, V., Duque, I., Pinho, L., Pereira, S., Ferreira, S., Pereira, C., Freitas, D., Costa, R. & Silva, S.(2013). Talented teachers, talented children: Relato de uma experiência de formação. IWE2013_10th International Week of ESEC. Coimbra: ESEC.

Coelho, A., Vale, V. Duque, I., Pinho, L., Henriques, A., Miranda, J., Ribeiro, A., Castro, V., Vidal, R. (2014). Talented teachers, talented children: Relato de uma experiência de formação. IWE2014_11th International Week of ESEC. Coimbra: ESEC.

Duque, I., Pinho, L. & Martins, F. (2014). Literacia estatística em contexto transdisciplinar em Educação Pré-Escolar: Que desafios? Que mudanças?. IWE201411th International Week of ESEC. Coimbra: ESEC.

Duque, I., Pinho, L., Bigotte, E., Figueiredo, A., Miguéis, M., Coelho, A. & Vale, V. (2015). A floresta como espaço de aprendizagem: Um complemento à oferta educativa para a infância. Atas do II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação (224-233). Braga: De Facto Editores.

Duque, I. Pinho, L., Martins, F., Coelho, A. & Vale, V. (2015). Educação Pré-Escolar, literacia estatística e sociedade: Desafios e mudanças no Século XXI. Atas da Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa. Coimbra: Universidade de Coimbra.

Duque, I., Pinho, L., Martins, F., Coelho, A. & Vale, V. (2015). Representações estatísticas em educação pré-escolar: um passo para a participação social. Atas do EIEM (209-224). Bragança: SPIEM.

Bigotte, E.; Coelho, A.; Vale, V.; Figueiredo, A.; Migueis, M.; Duque., I.; Pinho, L. (2015). A floresta como espaço de aprendizagem: um complemento à oferta educativa para a infância. II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação. O governo das escolas: atores, políticas e práticas. Braga, Universidade do Minho, 1, 2 e 3 de outubro.

Coelho, A., Vale, V., Bigotte, E., Figueiredo, A., Duque, I.; Pinho, L. (2015). Oferta educativa outdoor como complemento da Educação Pré-Escolar: os benefícios do contacto com a natureza. XIII Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. Corunha, Facultade de Ciencias da Educación, Universidae da Coruña, 2, 3 e 4 de setembro.

Vale, V.; Figueiredo, A.; Migueis, M.; Duque., I.; Pinho, L.; Bigotte, E.; Coelho, A. (2016). Do
espaço interior para o espaço exterior: algumas implicações de uma oferta educativa alternativa para a infância. XXIII Colóquio Internacional da AFIRSE. As pedagogias na sociedade contemporânea: desafios às escolas e aos educadores. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 28, 29 e 30 de janeiro.

Duque, I., Pinho, L., Bigotte, E., Figueiredo, A., Miguéis, M., Coelho, A. & Vale, V. (2016). Limites Invisíveis: um projeto de educação em ambiente outdoor. I Encontro em Investigação e Práticas em Educação, EIEP 2016. Coimbra: ESEC.

Duque, I. (2016). Ambiente democrático em educação: uma breve reflexão sobre a vivência da democracia em contexto educativo. I Encontro em Investigação e Práticas em Educação, EIEP 2016. Coimbra: ESEC.

Duque, I. & Martins, F. (2016). Literacia estatística num curso de educação básica: necessidade de um conhecimento especializado. Atas do I Encontro Internacional de Formação na Docência. Bragança: INCTE.

Vale, V.; Coelho, A. Migueis, M.; Figueiredo, A.; Bigotte, E.; Duque, I. (2016). Limites Invisíveis: Um projeto na natureza. Comunicação apresentada no Congresso InternacionalTransformaçõese (In)ConsistênciasdasDinâmicasEducativas:Mudanças naEducaçãoeLeideBases,promovidopelo CEIS20eUC/FPCE.Coimbra,14e15de outubro.

Workshops e organizações de eventos académicos

Duque, I., Pinho, L. & Martins, F. (2014). Organização e tratamento de dados por meio de trabalho de projeto na Educação Pré-Escolar. Coimbra: ESEC.

Duque, I. & Pinho, L. (2014). Vem fazer uma prenda de Natal 2014. Coimbra: ESEC. GoPrince 2014 – Developing Good Practices: Inclusive Education in Early Childhood 2014,

participação enquanto membro da organização do Programa Intensivo de Estudos. Duque, I., Pinho, L. & Martins, F. (2015). Introdução à Literacia Estatística em Contexto de

Educação Pré-Escolar. Coimbra: ESEC.
Duque, I., Pinho, L. & Martins, F. (2015). A transdisciplinaridade na promoção do

desenvolvimento da literacia estatística no 1.o Ciclo do Ensino Básico. Coimbra: ESEC. Duque, I. & Martins, F. (2016). A influência do conhecimento estatístico para ensinar um profissional de educação do 1.o CEB na promoção da literacia estatística. Coimbra: ESEC.

Duque, I., & Martins, F. (2015). Literacia estatística no 1.o CEB: A importância dos conhecimentos do profissional de educação. I Encontro em Investigação e Práticas em
Educação – EIEP, 2016. Coimbra: ESEC.

Participações diversas

Participação no Workshop de metodologias criativas (ESEC): “Museum of memories”

Participação na palestra sobre o autismo e o Son-Rise Program®: Associação Vencer o Autismo.

Participação no Encontro Regional de Professores de Matemática – ViseuMat2012: APM.

Participação na Conferência de Educação Básica no IECE – Interactive ESEC Conferences for Education (ESEC).

Participação no II Seminário Sexualidade, Género e Educação: Olhares múltiplos (ESEC).

Participação na performance Expressões artísticas integradas: “A minha casa é um livro aberto”. IWE2013_10th International Week of ESEC.

Participação no workshop Arte na Natureza, pela Professora Dorine Hulshof. Limites Invisíveis 2016.