Aida Figueiredo

Aida FigueiredoProfessora Auxiliar na Universidade de Aveiro – Departamento de Educação e psicologia. Desde 2003, tem desenvolvido atividade no âmbito da formação de educadores de infância e professores do 1o Ciclo do Ensino Básico.
Bacharelato em Enfermagem, Licenciatura em Psicologia, Mestrado em Psicologia Clínica do Desenvolvimento e Doutoramento em Psicologia no domínio dos espaços exteriores em contextos de infância, intitulado “Interação criança-espaço exterior em jardim de infância”.

Em 2010 frequentou o curso “The learning environment in Scandinavian early years settings”, de 25 horas, em Viborg, Dinamarca, promovido por Inside-Out Nature – The Danish Forest School Training. Em 2013, de abril a junho, desenvolveu um estágio Erasmus em Trondheim, Noruega, vivenciando experiências de educação no espaço extrerior em contexto de jardim de infância e de creche. Em 2015, no âmbito da Mobilidade Erasmus, visitou contextos de Forest School em Esbjerg, Dinamarca, e participou em grupos de trabalho com investigadores no domínio da Educação Outdoor.

Desde 2011 tem apresentado comunicações, em Portugal e no estrangeiro, e tem participado em projetos de investigação e intervenção: desenvolvidos no âmbito da formação de educadores e professores no curso da Licenciatura em Educação Básica, 1o ciclo, em Aveiro, e com educadores de infância em colaboração com jardins de infância.

É membro do Special Interest Group – Outdoor Play and Learning in Early Childhood Education e do Grupo Editor do “International Handbook of Outdoor Play and Learning” a editar pela SAGE em 2017. Investigadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia da Formação de Formadores (CIDTFF).

Publicações

– Figueiredo, A. (2010, Agosto). Espaços do brincar em contextos de infância. Cadernos de Educação de Infância, 90, 35-37.
– Figueiredo, A., & Portugal, G. (2011). Emotional dimensions of affordances in childhood contexts. Conference Program and Abstracts of the 21st Annual Conference EECERA 2011”Education from birth: research, practices and educational policy”(pp. 20-21). Suiça, 14-17 de Setembro.

– Figueiredo, A., Portugal, G. & Neto, Carlos (2012). Interactions between children and the outdoor spaces in four Portuguese kindergartens during free play. Conference Program and Abstracts of the 22nd Annual Conference EECERA 2012 “Pre-birth to three. Identities, learning, diversities” (p. 242). Portugal, Porto, Instituto Politécnico, 29 agosto a 1 setembro.

– Figueiredo, A., Neto, C., & Portugal, G. (2012). As interações das crianças com o meio envolvente durante o jogo livre. In Rui Mendes, João Barreiros & Olga Vasconcelos (Eds). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança V (pp. 206-211). Coimbra: ESEC.
– Figueiredo, A., Portugal, A., Sá-Couto, P. & Neto, C. (2013). Early Outdoor Learning in Portugal. In S. Knight (Ed.), International Perspectives on Forest School. Natural Spaces to Play and Learn (pp. 65-78). London: SAGE (ISBN: 978-1-4462-5914-6).

– Figueiredo, A., Santos, L., & Coelho, A. (2015). The impact of historical-cultural and social factors in early childhood teachers’ internal processes during outdoor practices. Conference Program and Abstracts of the 25th Annual Conference EECERA 2015 “Innovation, experimentation and adventure in early childhoods” (p.178). Barcelona, Universitat Autònoma de Barcelona, 7 a 10 de setembro.

– Figueiredo, A. (2015). Characteristics of children’s movement and kindergartens’ outdoor spaces. Conference Program and Abstracts of the 25th Annual Conference EECERA 2015 “Innovation, experimentation and adventure in early childhoods” (p.275). Barcelona, Universitat Autònoma de Barcelona, 7 a 10 de setembro.

– Coelho, A., Vale, V., Bigotte, E., Figueiredo, A., Duque, I. & Pinho, L. (2015). Oferta educativa outdoor como complemento da Educação Pré-Escolar: Os benefícios do contacto com a natureza. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, eISSN: 2386-7418, 2015, Vol. Extr., No. 10, A10-113.

– Duque, I.; Pinho, L., Bigotte, E., Figueiredo, A., Miguéis, M., Vale, V. & Coelho, A. (2015). A floresta como espaço de aprendizagem: Um complemento à oferta educativa. In. Virgínio Sá, Leonor Torres, Guilherme Silva & Daniela Silva (Orgs), Atas do II CICSE (pp. 224-233). Braga: De Facto Ed.

Comunicações a Convite

– Figueiredo, A. & Portugal, G. (2011). Não há mau tempo, há é roupa inapropriada – Forest Schools. Creche | Jardim-de-Infância – MBB | ANIP. Coimbra, janeiro.
– Figueiredo, A. (2011). Espaços exteriores em contextos educativos, que desafios? Colégio Bissaya Barreto. Coimbra, 11 e 26 de maio.

– Figueiredo, A. (2011). Espaços escolares saudáveis. Agrupamento de Escolas José dos Santos Bessa. Carapinheira, 3 de junho.
– Figueiredo, A., & Portugal, G. (2011). O espaço exterior em contextos de infância. Congresso Pré- Escolar 2011 – Educar na creche e no jardim de infância. Das ideias à inovação, organizado pela Porto Editora. Lisboa, 10 setembro.

– Figueiredo, A., & Portugal, G. (2011). O espaço exterior em contextos de infância. Congresso Pré- Escolar 2011 – Educar na creche e no jardim de infância. Das ideias à inovação, organizado pela Porto Editora. Porto, 17 setembro.
– Figueiredo, A. (2012). Espaços de jogo e recreio em contextos de infância. Escola Superior de Educação de Coimbra. Coimbra, 20 de março.

– Figueiredo, A. (2012). Espaços exteriores em creches e jardins de infância. Quais os desafios para crianças e educadores. Creche/Jardim de Infância – MBB da Associação Nacional de Intervenção Precoce. Coimbra, 14 e 21 de março.
– Figueiredo, A., Portugal, G., & Neto, C. (2012). Crianças e Espaços Exteriores: que interacção? IV Encontro Qualidade em Educação de Infância: a experiência de brincar, organizado pela Fundação Bissaya Barreto. Coimbra, 20 de outubro.

– Figueiredo, A. (2013). Children’s interactions with outdoor spaces in 4 Portuguese kindergartens. Queen Maud University College. Noruega. 19 junho de 2013.
– Figueiredo, A. (2013). O adulto e os espaços exteriores. Seminário Espaços para a Infância. Aprendizagens, desafios e potencialidades do exterior, organizado pela Associação Nacional de Intervenção Precoce. Coimbra, 12 e 13 de julho.

– Figueiredo, A. (2014). Interações criança/espaço exterior em contexto de jardim-de-infância. Seminário Fora de Portas. Saúde, desenvolvimento e bem-estar das crianças nos espaços exteriores, organizado pelo Centro Social Infantil de Aguada de Baixo. Águeda, 31 de maio.
– Figueiredo, A. (2015). Espaço exterior em creche e jardim-de-infância: abordagens e processos. Dinamização do Sábado Temático organizado pela Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI). Aveiro, 28 de fevereiro.

– Figueiredo, A. (2015). Brincar e aprender fora de portas. 1o Encontro Novos Rumos para a Educação de Bebés e Crianças em Creche e jardim-de-infância, organizado pela Associação Gerações. Vila Nova de Famalicão, 9 de maio.
– Figueiredo, A. (2015). Interação criança-espaços exteriores em jardim-de-infância. II Ciclo de Conferências Jogo e Motricidade na Infância (JMI), organizado pela escola Superior de Educação de Coimbra. Coimbra, 19 de maio.

– Figueiredo, A. (2015). Impacto dos fatores histórico-culturais e sociais nas práticas de exterior em creche e jardim de infância. II Seminário Espaços para a Infância – Creche(ndo) com o exterior, organizado pela Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP). Coimbra, 23 de maio.

– Figueiredo, A. (2015). Promoção e proteção da saúde em contextos de infância. 1a Vila da Saúde, promovida pelo Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha em parceria com o Município de Vila Nova da Barquinha. Vila Nova da Barquinha, 29 e 30 de maio.

– Figueiredo, A. (2015). Utilização e valorização dos espaços exteriores. Oficina dinamizada no XIII Encontro Nacional da APEI: Os mundos da infância: uma dinâmica de encontros, organizado pela Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI). Coimbra, 10 e 11 de julho.

– Figueiredo, A. (2015). Utilização e valorização dos espaços exteriores em contexto de jardim de infância. Centro Social Santa Joana Princesa, Aveiro, 23 de outubro.

– Figueiredo, A. (2015). Formação e qualificação de recursos humanos para a 1a infância: o que existe?/ o que queremos? Participação no grupo de trabalho integrado no V Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano, promovido pelo Projeto GerminArte. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 14 novembro.

-Figueiredo, A. (2016). A importância da brincadeira nos primeiros anos de vida – brincar na lama ou no tapete? Seminário Educação – Desafios para uma educação de futuro, promovido pelo Município de Tondela. Tondela, 30 de janeiro.

-Figueiredo et al. (2016). Limites Invisíveis: Um projeto de educação em ambiente outdoor. 1.o Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2016), promovido pela ESEC. ESEC, Coimbra, 8 e 9 de abril.

-Figueiredo, A. (2016). Interação criança-espaço exterior em jardim de infância. Comunicação apresentada a convite no Seminário Jogo e Motricidade no Desenvolvimento da Criança, promovido pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Investigação AB – Comportamento Motor Behavior, 1 de junho.

-Vale, V.; Coelho, A. Migueis, M.; Figueiredo, A.; Bigotte, E.; Duque, I. (2016). Limites Invisíveis: Um projeto na natureza. Comunicação apresentada no Congresso Internacional Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases, promovido pelo CEIS20 e UC/FPCE. Coimbra, 14 e 15 de outubro.

-Figueiredo, A. (2016). A criança e o brincar nos espaços exteriores. Conferência a convite no Hospital pediátrico de Coimbra, Centro de Desenvolvimento promovido pelo HPC. Coimbra, 5 de dezembro. -Figueiredo, A. (2017). Correntes Pedagógicas Contemporâneas. Conferência no âmbito das Unidades Curriculares “Seminário de Orientação Educacional” e 2Prática Pedagógica Supervisionada” promovida pelo Mestrado em Educação Pré-Escolar e Educação em 1.o Ciclo da UA-DEP. Aveiro, 27 de janeiro.

-Figueiredo, A. (2017). O Jogo como expressão da interação criança-espaço exterior. Comunicação a convite no IV Ciclo de Conferências Jogo e Motricidade na Infância, organizado pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Coimbra, 18 de março.
-Figueiredo, A. (2017). Brincar… uma ponte para a inclusão. Comunicação a convite no encontro “50 anos… a brincar e a integrar… a sério!” integrado nas comemorações dos 50 anos da Creche, Jardim de Infância e CATL O Ninho, organizado pelo Centro Social Paroquial Paula VI, 25 de março.

Outras comunicações

– Figueiredo, A., Portugal, G. & Neto, C. (2010). Evaluating the emotional affordances in childhood contexts, 25th ICCP World Play Conference – Children’s play: new goals for the future. Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa (org.). Lisboa, 16 a 18 junho.
– Figueiredo, A., & Portugal, G. (2011). Emotional dimensions of affordances in childhood contexts. Comunicação integrada no Painel “Children’s places and the outdoor environment” apresentado no 21st Annual Conference EECERA 2011 “Education from birth: research, practices and educational policy. Suiça, 14-17 de setembro.

– Figueiredo, A., & Portugal, G. (2012). Interactions between children and the outdoor spaces in four Portuguese kindergartens during free play. Comunicação integrada no painel “Children’s well-being, involvement and participation in outdoor spaces” apresentada no 22nd Annual Conference EECERA 2012″ Pre-birth to three. Identities, learning, diversities”. Porto, 29 agosto a 1 setembro.

– Figueiredo, A. (2012). “Da legislação às práticas”. Conferência Espaços exteriores em contextos de infância: potencialidades, desafios e estratégias. Aveiro, Anfiteatro do Ambiente, 3 setembro. Figueiredo, A., & Portugal, G. (2012). “Outdoor play in early childhood contexts”. 6th International Conference Child in the City. Croacia, 26-28 setembro.

– Figueiredo, A., Neto, C., & Portugal, G. (2012). “As interações das crianças com o meio envolvente durante o jogo livre”. VII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança. Coimbra, ESEC, 12 e 13 outubro.
– Coelho, A., Vale, V., Bigotte, E., Figueiredo, A., Duque, I.; Pinho, L. (2015). Oferta educativa outdoor como complemento da Educação Pré-Escolar: os benefícios do contacto com a natureza. XIII Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. Corunha, Facultade de Ciencias da Educación, Universidae da Coruña, 2, 3 e 4 de setembro.

– Figueiredo, A., Santos, L., & Coelho, A. (2015). The impact of historical-cultural and social factors in early childhood teachers’ internal processes during outdoor practices. Comunicação integrada no painel “Historical, cultural and political perspectives” apresentada na 25th Annual Conference EECERA 2015” Innovation, experimentation and adventure in early childhoods. Barcelona, 7 a 10 de setembro.

– Figueiredo, A. (2015). Characteristics of children’s movement and kindergartens’ outdoor spaces. Comunicação integrada no painel “Curriculum; movement and democracy” apresentada na 25th Annual Conference EECERA 2015” Innovation, experimentation and adventure in early childhoods.
Barcelona, 7 a 10 de setembro.

– Duque, I., Pinho, L., Bigotte, E., Figueiredo, A., Miguéis, M., Vale, V. & Coelho, A. (2015). A floresta como espaço de aprendizagem: um complemento à oferta educativa para a infância. II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação. O governo das escolas: atores, políticas e práticas. Braga, 1, 2 e 3 de outubro.
– Figueiredo, A., Portugal, G. & Neto, C. (2015). Poster: Child-outdoor spaces interaction in kindergarten. Research Day 2015. Aveiro, 20 de maio.-Vale, V.; Figueiredo, A.; Migueis, M.; Duque., I.; Pinho, L.; Bigotte, E.; Coelho, A. (2016). Do espaço interior para o espaço exterior: algumas implicações de uma oferta educativa alternativa para a infância. XXIII Colóquio Internacional da AFIRSE. As pedagogias na sociedade contemporânea: desafios às escolas e aos educadores. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 28, 29 e 30 de janeiro.

-Figueiredo, A. (2016). A dinâmica relacional criança-espaço exterior expressa através do jogo livre. XXIII Colóquio Internacional da AFIRSE. As pedagogias na sociedade contemporânea: desafios às escolas e aos educadores. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 28, 29 e 30 de janeiro.